quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma cidade quase londrina

O inverno finalmente chegou no litoral catarinense. Mas passou tão depressa o solstício que até levei um susto ontem, quando vi que já começara o mês de julho. A impressão que tive foi que, ao invés de esfriar, esquentou um pouco, de junho para cá. Mas esse não é o ponto curioso que quero contar hoje.
Foi no último sábado que o sol resolveu entrar em greve por aqui. Fui no trapiche da lagoa do sítio dos meus pais e me senti praticamente na travessia do lago para Avalon, tamanho era o silêncio, do ar e das águas, sem nem citar a paz que senti alí. Só faltou a barca, com os remadores e a sacerdotisa Morgana, abrindo caminho entre as brumas, para vir me buscar.
No domingo, o sol reapareceu, todo alegre, como se nada tivesse acontecido. Eu não gosto muito dessa simpatia forçada que ele vende, mas confesso que, depois de uma semana de dias nublados, ele foi a estrela mais desejada para mim naquele dia.
Mas foi na terça-feira que ele resolveu ficar ainda mais tímido. Não choveu mais, mas a umidade estava bastante alta e, com o tempo frio, é natural que se forme a cerração (adivinhando dia quente, como dizem os mais antigos). O problema é que ela já anda tão espessa, que duvido que a visibilidade passe de um quilômetro. Minha carteira de motorista chegou na quinta-feira passada, mas não me arrisco a dirigir à noite com o tempo nesse estado.
O jeito é aproveitar o momento que esse tempo agradável (pelo menos para as minhas narinas) proporciona. O problema é passar o dia limpando o óculos, achando que estão sujos, já que o sol só aparece do meio-dia às três da tarde, preguiçoso e ainda envolto do ar quase místico da neblina. É verdade que tal prazer não poderia vir de graça, mas, ainda sim, foi bem-vindo.

Um comentário:

  1. Ola, nossa o tempo nao esta nada bom ai para voces hehe ..mas eh muito melhor assim a dias chuvosos. Por aqui o tempo esta otimo! logo ao nascer do dia o sol chega lindo e pomposo =)
    ..realmente este lago envolto pela mata e ao fundo o ceu nublado tambem me transmite uma paz interior ^^ ..poderia passar o dia todo pescando no trapiche hahaha ..

    muito bom, gostei das fotos!
    bjo.

    ResponderExcluir